top of page
Buscar
Foto do escritorInventio Cursos

Apresentação: Por que precisamos da teoria?

Atualizado: 8 de mar. de 2018


Caos Informacional


Ninguém duvida que a nossa sociedade é uma sociedade da informação, do conhecimento. De fato, o desenvolvimento dos meios de comunicação, sobretudo graças à internet, fez com que a capacidade de disseminação e armazenamento da informação nunca fossem tão grandes quanto atualmente. O conhecimento se tornou uma ferramenta vital e acessível a qualquer um.


Porém, a enxurrada de informação parece impedir a compreensão. Há tanta informação e tanto conhecimento sendo produzido que se tornou difícil saber exatamente o que está acontecendo, o que é verdadeiro, o que é real.


O aumento do conhecimento parece estar levando a um decrescimento da capacidade de compreensão e interpretação. Torna-se cada vez mais difícil distinguir aquilo que é certo daquilo que não é, aquilo que é correto daquilo que não é, aquilo que é importante daquilo que não é.


Levamos a produção e difusão do conhecimento à uma escala inimaginável há décadas atrás. Mas a nossa capacidade de sistematização parece não ter acompanhado o ritmo. Há um descompasso entre a quantidade de informação produzida e nossa capacidade de assimilá-la. Nossa sociedade parece ter se esquecido de como fazer isso e de porque isso é importante. Nós esquecemos a importância da “Teoria”.







A importância da Teoria


Na Grécia Antiga, a palavra “Teoria” significava “o conhecimento de caráter estritamente especulativo, desinteressado e abstrato, voltado para a contemplação da realidade, em oposição à prática e a qualquer saber técnico ou aplicado”.


Na Modernidade, porém, ela se desconectou da noção de “desinteresse” e se acoplou à ciência, passando, assim, a designar o “conhecimento sistemático, fundamentado em observações empíricas e postulados racionais, voltado para a formulação de leis e categorias gerais que permitia a ordenação, a classificação minuciosa e, eventualmente a transformação dos fatos e das realidades da natureza”.


Ao longo do século XX, porém, esse conceito se modificou ainda mais. Na verdade, sua relevância foi muitas vezes posta em cheque até um ponto em que dizer que algo é “teórico” se tornou pejorativo. Teoria se tornou sinônimo de algo difícil, excludente e confuso. Ela passou a ser tomada como uma espécie de artimanha, uma nova retórica, que tem por objetivo desviar os indivíduos daquilo que é tido como sendo mais importante, a aplicação do conhecimento.


No século XXI, porém, quanto maior se torna a nossa capacidade de armazenar e difundir informações, maior se torna a nossa dificuldade de assimilar tudo aquilo que chega até nós. É por isso que, mais do que importante, a “Teoria” se tornou necessária.

Nós precisamos da “Teoria” urgentemente, e nós experimentamos essa necessidade toda hora em que somos sugados para o turbilhão informacional que são a internet e as redes sociais.


Experimentamos a necessidade dela em nossos infindáveis debates políticos cotidianos e discussões familiares, dos quais saímos com a sensação de termos perdido tempo, em nosso trabalho, quando questionamos o que estamos fazendo, e também quando estamos sozinhos, nos momentos em que experimentamos aquela angústia em relação a como definir quem nós somos, o que queremos fazer e como nos portar perante o mundo.






Do abstrato ao concreto


Nas portas do século XXI, nós nos tornamos formidáveis produtores de informação. Porém, nós também nos tornamos viciados e não sabemos lidar com ela. Não há nada de errado em apreender uma massa gigante de informação, mas, para fazê-lo de modo adequado é preciso do meio adequado. Esse meio é a Teoria.


Ao contrário daquilo que as pessoas hoje imaginam, seu papel não é fazer com que as coisas fiquem mais abstratas, mais difusas, mais difíceis, mas o de torná-las mais concretas, mais fáceis, mais próximas de nós. Através da Teoria nós podemos nos localizar melhor no mundo, compreender aquilo que se passa, nos relacionar melhor com as pessoas, entender suas ações e as nossas.


A Teoria nos ajuda a pegar aquela massa de conhecimentos e informações que a princípio estavam desconectadas e que pareciam não ter relação e faz com que ela passe a ter sentido para nós. O resultado desse processo de síntese é que passamos a compreender exatamente a importância de alguma coisa, suas relações e, principalmente, como ela nos afeta.


A teoria funciona como uma receita de bolo. Ela junta diversas informações, por exemplo, acerca do modo como o fermento interage com a farinha, de como ambos interagem com as gemas de ovo, e de como o calor afeta todos esses elementos, para criar algo extremamente concreto e relevante para nós.



A Teoria na Prática


É por acreditar na relevância da Teoria no século XXI que nós criamos a INVENTIO.


A INVENTIO é uma iniciativa experimental de um coletivo de jovens pesquisadores em Filosofia que quer aproximar a teoria da sociedade, retirando-a do círculo fechado da Universidade, abrindo-a para qualquer pessoa de um jeito instigante, atual e, acima de tudo, que tenha um sentido para ela. O objetivo é o de levar para fora da universidade um debate qualificado e acessível sobre a interpretação filosófica das questões urgentes do presente.


Nossa proposta é a de conectar pesquisadores dedicados e público interessado de um modo que seja ao mesmo tempo gratificante para os primeiros e significativo para os segundos.


Ficou interessado? Curta nossa página e deixe um comentário!

485 visualizações0 comentário

Posts recentes

Ver tudo

Imagine

Comments


bottom of page