top of page
Buscar
  • Foto do escritorInventio Cursos

Imagine

Atualizado: 21 de mar. de 2018

Imagine um lugar onde se instiga o perguntar, onde o novo é celebrado, onde o pensar é partilhado. Um lugar onde a beleza é pensar e o pensar é belo. Um lugar onde o saber e a erudição se encontram com o prosaico, e em dança vivem uma experiência única.

Imagine partilhar a dúvida, caminhar em direção a respostas.



Imagine se embriagar de filosofia, estar junto de outros a perguntar: ​a arte precisa ser bela?​ Qual é a diferença entre saber e opinião?​ A verdade é relativa?​ Deus é objeto apenas da fé ou a razão também pode encontrá-lo?​ A liberdade nos leva mesmo à felicidade?​ A justiça se determina pela lei?​ O sofrimento é sempre individual e incomunicável? Vivemos uma utopia?


Saindo de casa


Alguns felizardos optaram pelos caminhos das letras. Enfurnados em seus gabinetes de estudo comeram toneladas de papel. A meticulosa meditação levou alguns a reflexões profundas sobre a verdade, outros a pensar sobre a justiça, uns poucos sobre as utopias. Houve aqueles que se dobraram sobre os debates em torno de Deus, da liberdade, da razão.


Todavia, nossos felizardos permaneciam dentro das universidades, o debate estava ali restringido. Por sorte a necessidade de sair dos muros tornou-se imperativa, pois jovens pesquisadores precisam de vida, de sangue, de debate, de novas experiencias, de novos interlocutores. Apaixonadamente deseja-se sair ao mundo, colocar para fora aquilo que foi tão amplamente elaborado durante anos de estudo. Deseja-se, pois, trazer os velhos debates para o cotidiano, para todas as pessoas que amam o pensar, que amam o filosofar.


Mestrandas e mestrandos, doutorandas e doutorandos saem da universidade e se propõem a refletir com você sobre os problemas sensíveis da filosofia. Sem provas, sem notas, sem obrigações, sem desculpas construiu-se um debate para o mais vivo e nobre pensar. Um lugar onde a única regra é pensar.

Um curso diferente

Elaborou-se um projeto que coloca 10 problemas fundamentais da filosofia, pois desejamos resgatar a base do filosofar: o questionar deve ser celebrado! O fogo da paixão própria ao pensamento que pergunta é, ainda, alimentado pela nossa juventude.O debate será conduzido por jovens pesquisadores da Universidade Federal de Minas Gerais. Cada um deles guiará as discussões de acordo com sua respectiva especialização, desse modo acreditamos que cada módulo ganhará tanto em conteúdo quanto em sensação. Não há nada mais atraente do que ouvir alguém falando sobre o assunto que ama, estou errado?

É claro que faremos tudo isso presencialmente. Não nos parece possível transmitir paixão, debater e desenvoltura sem olhar nos olhos dos debatedores. Pensar ao vivo é o que queremos, falar e ouvir, construir uma experiência real única. Por isso escolhemos fazer parceria com a bela, harmoniosa e aconchegante Casa IDEA de Cultura.

O imaginado torna-se realidade com essa iniciativa. Está quase tudo pronto, a hora está chegando. Falta, porém, alguém muito especial...precisamos dizer quem é?

Endereço:

IDEA Casa de Cultua, Rua Bernardo Guimarães, 1200 Funcionários - Belo Horizonte / MG

Inscrições:


valores e formas de pagamento:

Curso Completo: R$330,00 em até 3 vezes.Módulo avulso: R$ 50,00.Promoção: Na compra de 3 módulos você ganha o 4º

31 visualizações0 comentário

Posts recentes

Ver tudo
bottom of page