top of page
Buscar
  • Foto do escritorInventio Cursos

Curso: O que é o pós moderno [realizado]

Atualizado: 8 de mar. de 2018

A palavra “pós-moderno” incorporou-se ao nosso vocabulário do dia-a-dia. Uma pessoa, um argumento, uma obra de arte, uma ideologia, uma prática política, um modo de se comportar, uma forma de vida... a tudo isso predicamos o adjetivo “pós-moderno”.

A expressão enigmática (como algo pode vir após o moderno, isto é, aquilo que pretende ser o mais atual?) indica logo possuir um sentido e uma proveniência filosófica. Reputamos “pós-moderno” algo fluído, fragmentado, anárquico, relativista, que desafia a ordem e o cálculo e que escapa a toda síntese. Mas sabemos o que dizemos quando nos referimos a algo como “pós-moderno”, seja para acusá-lo, seja para defendê-lo?



O curso propõe uma reflexão sobre o significado filosófico de certas transformações históricas, estéticas, políticas, sociais e econômicas que transcorrem desde o último quarto do século XX, a fim de buscar nelas, o significado – pertinente ou não – dessa expressão. Autores como Koselleck, Habermas, Jameson, Lyotard e Latour serão mobilizados para um diálogo crítico. O que significa ser moderno? E o que pode significar, então, ultrapassar a modernidade? É preciso tomar partido e filiar-se aos modernos ou aos pós-modernos?


dias 2 e 9 de dezembro de 2017 das 15:00 às 18:00 com Luiz Philipe de Caux, doutorando em filosofia pela UFMG

33 visualizações0 comentário

Posts recentes

Ver tudo
bottom of page